Páginas

Quem sou eu

Minha foto
Nova Friburgo, RJ, Brazil
Especialista em Fisioterapia Neurofuncional / Mestranda em Terapia Intensiva

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Falta de vagas em UTI da rede pública de saúde faz mais uma vítima

Famílias ficam angustiadas com parentes internados à espera de UTI na rede pública de saúde. Um senhor que aguardava por uma vaga na UTI do Hospital de Base faleceu na manhã deste sábado (23).

Um senhor de 70 anos de idade, tinha um tipo raro de leucemia e estava internado no Hospital de Base. Há três dias o estado de saúde dele piorou e ele precisava ser internado com urgência em uma UTI. A família de João Francisco da Silva esperou pela vaga, tentou transferência e não conseguiu, ele morreu na manhã deste sábado (23). Uma angústia vivida por outras famílias com parentes internados que esperam por um leito de UTI

Na quinta-feira (21) dessa semana, a irmã da auxiliar administrativo Gildeci Mendes desmaiou e foi levada para o Hospital de Base. Era um aneurisma, uma dilatação de um vaso sanguíneo no cérebro. Ela foi operada às pressas e a paciente agora depende de uma vaga na UTI.

“Falaram que após 6 horas do pós-cirúrgico ela vai ter que ir para UTI. Sendo que no hospital, aparentemente, não tem vaga na Unidade de Tratamento Intensivo. Não é uma cirurgia simples, o médico foi bem claro com a família, é uma cirurgia gravíssima. Nós estamos muito preocupados com a situação dela”, desabafa Gildeci.

No próprio hospital, Gildeci foi aconselhada a procurar o Ministério Público para tentar uma vaga por meio de medida judicial. “Entregar um relatório, para o Ministério Público, solicitando uma vaga em hospital particular que o SUS atenda”, conta.

A Secretaria de Saúde tem 125 leitos de UTI contratados em hospitais particulares. O valor cobrado por dia é de R$ 3,2 mil por leito. O GDF quer pagar o valor da tabela Sistema Único de Saúde (SUS), que é de R$ 1,2 mil.

Nessa semana foi exibido no DFTV 1ª Edição o depoimento de um médico que trabalha no Hospital de Base. Ele denunciou as condições improvisadas e a falta de vagas na UTI.

“O serviço público deveria ter, em teoria, 20% do número de leitos como sendo de UTI. E a nossa taxa é em torno de 5%. Tá faltando 15% do número de leitos para UTI, ou seja, tão faltando 150 vagas e isso é muito honeroso. Atualmente, a situação dessa semana é que esses pacientes estão ficando sem UTI e, lógico, pagando um preço caro por isso, inclusive a vida”, conta o médico que não quis se identificar.

Na sexta-feira (22) o governador, Rogério Rosso, disse que a decisão da secretária de Saúde, Fabíola de Aguiar Nunes, é pagar os leitos de UTI da rede particular pela tabela SUS.

Faltam leitos em UTIs na maioria dos Estados brasileiros, destaca Estadão

Faltam leitos em UTIs na maioria dos Estados brasileiros, destaca Estadão

7 04 2010
A edição do jornal O Estado de S.Paulo desta terça, 6, destaca que pacientes têm dificuldade em obter vagas em UTIs em pelo menos 51,9% dos Estados brasileiros, segundo estudo. “A falta de profissionais habilitados para trabalhar nas unidades é considerada a dificuldade mais grave das UTIs brasileiras”, diz trecho da reportagem. Leia a seguir.
Faltam leitos em UTIs na maioria dos Estados brasileiros, indica estudo
A briga para obter uma vaga em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) é realidade além do Maranhão, onde nas últimas semanas estourou uma crise de falta de leitos infantis. Censo de 2009 da Associação de Medicina Intensiva Brasileira (Amib), que reúne médicos das UTIs, aponta que 51,9% dos Estados brasileiros têm uma quantidade de leitos aquém da necessidade, considerando os disponíveis nas redes pública e privada.
O Ministério da Saúde contesta a análise e utiliza critérios diferentes, mas também aponta má distribuição dos leitos e situação preocupante em três Estados: Maranhão, Acre e Roraima – apesar de o Amazonas também estar em situação muito próxima da crítica.
A falta de profissionais habilitados para trabalhar nas unidades é considerada a dificuldade mais grave das UTIs brasileiras. Mas a carência de recursos para Estados e municípios construírem ou contratarem leitos na iniciativa privada, além da ausência de verbas para sua manutenção e problemas de gestão, também explicam a situação. Isso além de desorganização da gestão das vagas. O resultado são brigas judiciais para a obtenção de vagas até onde a relação leitos por habitantes é a melhor do País, caso do Distrito Federal.
Segundo o defensor público Celestino Chupel, apesar de a situação ter melhorado, no DF o órgão ingressa em média com cinco pedidos judiciais diários para a obtenção de vagas em UTIs de hospitais privados para a população carente. “É rotina”, afirmou.
“Há cinco anos, a situação no País era pior. No Estado da Bahia, por exemplo, o número de leitos dobrou, mas os que existem ainda são aquém da necessidade”, resume o presidente da Amib, Ederlon Rezende.
Segundo o secretário de Atenção à Saúde do ministério, Alberto Beltrame, investimentos em qualificação de profissionais, expansão e melhoria dos leitos deverão mudar o quadro, pior onde há menos leitos do SUS. “A grande dificuldade é a distribuição dos intensivistas no País.”
Intervenção
Nas últimas semanas, uma crise de falta de vagas na segunda maior cidade maranhense, Imperatriz, voltou a chamar atenção para o problema, que ciclicamente ganha e perde atenção da opinião pública desde 2005. Segundo o Ministério Público do Estado, pelo menos 59 crianças morreram nos últimos 15 meses esperando leitos.
Na quinta-feira, uma equipe do Ministério da Saúde chegou ao município para auxiliar prefeitura e Estado a solucionar o problema, após pedido de intervenção do Ministério Público. A pasta aponta a carência de leitos para o SUS como explicação da crise, marcada por desentendimentos entre Estado e prefeitura.
Há cinco anos, por exemplo, a crise que ganhou destaque foi em Fortaleza, relacionada segundo o ministério a um problema de gestão das vagas. Também houve desentendimentos entre Estado e prefeitura e atuação do ministério. Depois, houve problemas em Boa Vista. O Norte e o Nordeste do País têm a pior situação de leitos por habitante.
O vice-presidente do Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde, Alex Mont”Alverne, destaca que muitos profissionais não veem o trabalho nas UTIs como objetivo, mas como passagem na carreira.
“No Hospital Estadual de Fortaleza estamos há três anos sem candidatos para a residência. Eles não querem ficar a vida nesse trabalho. É preciso discutir isso diante do envelhecimento da população, que deverá demandar cada vez mais leitos de UTI”, afirma MONT”ALVERNE.
Ministério da Saúde contesta balanço
Para o Ministério da Saúde, considerando a ocupação média dos leitos de UTI no País, a necessidade mínima é de 0,73 vagas por 10 mil habitantes e não 1 leito por 10 mil – número defendido pela associação de médicos intensivistas. Com isso, só ficam em situação abaixo do ideal os Estados do Maranhão (0,59 vagas/ 10 mil habitantes), Acre (0,52/10 mil) e Roraima (0,55/10 mil) – ou 11% dos Estados brasileiros, diz o secretário da Atenção à Saúde, Alberto Beltrame.
Segundo ele, o balanço da Amib considerou cerca de 25 mil leitos de UTI e hoje o número é de 27.398 – 5.846 vagas foram credenciadas pelo ministério nos últimos cinco ano. Beltrame enfatiza ainda que um município pode ter necessidades específicas, como mais acidentes de trânsito, que demandem mais UTIs.
Oferta de vagas é maior na Região Sudeste
As Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) são áreas hospitalares destinadas à internação
de pacientes graves, que requerem atenção profissional contínua, materiais e
tecnologias específicas para diagnóstico, monitorização e terapia. São muito importante
para casos graves da gripe suína, por exemplo.
No País há atualmente 27.398 leitos, concentrados
principalmente em hospitais privados (que podem ou não prestar serviços ao SUS) do Sudeste.Emfevereiro, a Anvisa publicou novas regras para o setor que acabaram com
as chamadas “falsas UTIs” – áreas que levavam a denominação sem ter todos os recursos necessários.
O Estado de S.Paulo – 06.04.2010

segunda-feira, 22 de novembro de 2010

Chuvas em Nova Friburgo

A chuva que caiu na madrugada de sábado para domingo deixou muitas pessoas desabrigadas, ruas alagadas, deslizamento, quedas de barreiras... os bairros mais atingigos foram: duas pedras, são jorge, rui sanglarde olaria. Nessa segunda-feira, os Friburguenses calcularam o prejuízo deixado pela chuva. A  defesa civil recebeu mais de 70 chamados, choveu aproximadamente 68mm  em 10 horas, volume esse esperado em 10 dias de chuva. A previsão do tempo informa que amanhã começará a chover de novo. Alerta!

quinta-feira, 11 de novembro de 2010

A novela Heródoto continua...

Para quem não tinha nada, somente uma desidratação... Foi realizada no dia 08/11/2010 cirurgia  para drenagem de um hematoma subaracnóide, devido a queda na suiça. O prefeito Heródoto continua internado, e segundo seu médico Marcos Bechimol o paciente se recupera bem. Bem, não sei em quem acredito!

sexta-feira, 29 de outubro de 2010

Congressos e simpósios

II CONGRESSO BRASILEIRO DE FISIOTERAPIA -SOBRATI /I SIMPÓSIO DE FISIOTERAPIA INTENSIVA - ABRAFI 6 DE NOVEMBRO DE 2010 .INFOR. (21)22542711

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Farsa ou Verdade?

Foi postado na internet, um vídeo onde Dr Heródoto Bento de Mello ainda hospitalizado, fala "coerentemente" sem sinais de quaisquer comprometimento motor ou mental.
Caros friburguense,s conhecemos os avanços tecnológicos dos tempos modernos, não sei porque mais esse vídeo não me convenceu, já que o prefeito está bem de saúde, porque então permanece internado?? gente 15 de Outubro, vai completar quase 1  mês de internação!!! espero não ter que pagar essa conta!

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

Ser Educador...

Ser transmissor de verdades,
De inverdades...
Ser cultivador de amor,
De amizades.
Ser convicto de acertos,
De erros.
Ser construtor de seres,
De vidas.
Ser edificador.
Movido por impulsos, por razão, por emoção.
De sentimentos profundos,
Que carrega no peito o orgulho de educar.
Que armazena o conhecer,
Que guarda no coração, o pesar
De valores essenciais
Para a felicidade dos “seus”.
Ser conquistador de almas.
Ser lutador,
Que enfrenta agruras,
Mas prossegue, vai adiante realizando sonhos,
Buscando se auto-realizar,
Atingir sua plenitude humana.
Possuidor de potencialidades.
Da fraqueza, sempre surge a força
Fazendo-o guerreiro.
Ser de incalculável sabedoria,
Pois “o valor da sabedoria é melhor que o de rubis”.
É...
Esse é o valor de ser educador.
Maria Darismar Duarte Henes Cortes
Parabéns Professor!

13 de outubro - DIA DO FISIOTERAPEUTA

"É  o Profissional de Saúde, com formação acadêmica Superior, habilitado a construção do diagnóstico dos distúrbios cinéticos funcionais, a prescrição das condutas fisioterapêuticas, sua ordenação e indução no paciente, bem como, o acompanhamento da evolução do quadro funcional e a sua alta do serviço".
Além de exercer sua profissão com amor, afinco, dedicação e sabedoria.
Desejo a todos os fisioterapeutas um exelente dia
Parabéns!

Nova Friburgo - Notícias

Parece caros friburguenses, que o prefeito Heródoto vai continuar internado até o dia 12/10.... mas para nossa surpresa o mesmo vai continuar no Rio de Janeiro na casa de parentes.... portanto sua licença será revogada por mais um  tempinho. Esperamos vê-lo em breve, lúcido, orientado,conversando coerentemente e sem sequelas do "galo" confrome o Dr Benchimol nos informou no boletim médico divulgado no dia 05/10/2010 no Jornal A Voz da Serra....
Só nos resta esperar e ver a conta de tudo isso.

quinta-feira, 14 de outubro de 2010

OREM - Nova Friburgo Nunca Mais!!

Esse ano o OREM (olimpiadas dos estudantes de medicina) reuniu cerca de 6.000 jovens universitários proveniente de 23 universidades de medicina(estaduais, federais e privadas ) do Rj e outros estados.
Foi promovido com o apoio do da Prefeitura Municipal de Nova Friburgo por intermédio do Vereador Marcelo verly, só que infelizmente esses vândalos universitários, vieram não só para jogar, mas sim para se embreagar, drogar e destruir a cidade de Nova Friburgo.
Departamento de postura, Policia Militar, AUTRAN parecia que esses órgãos não existiam em Nova friburgo, a não ser no centro da cidade, na Rua Monte líbano, que vi um grupo de policiais militares andando com as mãos para trás de um lado para o outro, mas sem fazer nada. O trânsito  um verdadeiro caos, carros em cima das calçadas, em fila tripla, e nenhuma multa providência foi tomada! sem falar na quantidade de nádegas que vi na rua durante os engarrafamentos, pênis então sobrou para quem quisesse ver, sem falar no som  alto pela madrugada a dentro, palavrões aos berros e aos montes...até aprendi uns novos. Só que um desses grupinhos de universitários pegou um morador esquentado, e mandou chumbo.
Vergonhoso ver universitários de Medicina fazendo um papelão desse, sem ética, respeito, civilidade e educação. Pior que esses universitários, só o vereador Marcelo Verly em apoiar e renovar um evento desses!
Espero em Deus nunca cair na mão de um desses futuros médicos! Desejo que NUNCA mais retornem a Nova Friburgo!

terça-feira, 5 de outubro de 2010

Segundo a Secretaria geral e de cominucação da Prefeitura de Nova Friburgo...

É caros friburguenses a Secretaria geral de governo e de comunicação da Prefeitura de Nova Friburgo divulga um novo boletim médico sobre a saúde do prefeito licenciado Heródoto Bento de Mello. Segundo informações do Jornal A voz da Serra com circulação no dia 05/10/2010, pag 03. O boletm médico diz  o que se segue: "O Mesmo permanece internado no Hospital Samaritano -RJ sendo assistido pelo Dr Marcos Benchimol, segundo o médico o Prefeito está internado em uma "unidade aberta" e vem apresentando franca recuperação, está lúcido, conversando coerentemente e recebendo visitas de seus familiares. Mas o mesmo deverá continuar internado para acompanhamento evolutivo e consolidação da recuperação clínica."
O mais engraçado e que em nenhum boletim médico se fala exatamente a patologia que acometeu o Prefeito em questão. Aí surgem diversas dúvidas, principalmente quanto a veracidade das informações emitidas anteriormente. Já que o prefeito está tendo franca melhora, então porque ele não conclui seu tratamento aqui em nova Friburgo?
Pelo que está sendo noticiado por algumas emissorar de televisão, o prefeito nem chegou a participar da Feira em Fribourg, pois seu acidente foi antes dia 17/09 e que o mesmo permaneceu internado no Hospital Universitário de Lousanne por 3 dias e depois transferido par ao hospital Cantonal em Fribourg. Então porque ele saiu de nova friburgo no Dia 07 de Setembro?
Será que foi comemorar o aniversário na suíça?

sexta-feira, 1 de outubro de 2010

A omissão continua...

Não sei porque a Prefeitura de Nova Friburgo não conta a verdade sobre os acontecimentos com o Prefeito Heródoto! é um absurdo continuarem omitindo informações sobre o estado de saúde do idoso em questão. Vamos ser sinceros, por mais que o prefeito Heródoto tivesse suas faculdades mentais "preservadas" ele é  um senhor de nada menos que 86 anos! Será que nossos cidadãos friburguenses (60% índice de analfabetismo) não prestaram atenção nesse pequeno detalhe?!
Quanto a sua estadia na Suíça espero que renda bons frutos, porque o Prefeito não poupa esforços e nem familiares para acompanhá-lo até lá. Talvez seja pela idade, ele está gozando do seu direito por já pertencer a terceira idade, segundo o estatudo do idoso, maiores de 65 anos tem que ter acompanhantes.
Nós votantes, gostaríamos de saber se o governador do Rio cedeu o voo para o Prefeito Heródoto, de São paulo para o Rio de Janeiro com dinheiro dele ou dos contribuintes? Pq fazer cortesia com o chapéu dos outros é fácil!
Com relação ao seu CheckUp no Hospital Samaritano, espero que o galo sare logo, digo hematoma na nuca segundo O Secretário Geral de Governo Braulio Resende. Deve ter sido um enoorrrrrme Hematoma para ter que ficar hospitalizado?!sem falar na licença médica de 20 dias.
 Qual é o tratamento para galo? digo hematoma? gelo? arnica? minha avó cruzava as costas da faca no galo para ele não crescer.. nunca precisei ir ao hospital ficar internada.. deve ser por eu não ser uma autoridade ou porque tem alguém omitindo a verdade?.

quinta-feira, 30 de setembro de 2010

CURSO FISIOTERAPIA (TEÓRICA E PRÁTICA UTI) NO IFPG

ABORDAGEM DA FISIOTERAPIA NO INTENSIVA NO PACIENTE CRÍTICO
curso teórico e prático da abordagem da fisioterapia respiratória na UTI, tem o objetivo de capacitar o profissional fisioterapeuta no manejo do paciente criticamente enfermo nas unidades de tratamento intensivo, no intuito de minimizar os efeitos causados pela ventilação mecânica invasiva, imobilidade no leito, entre outras morbidades. 40H
DIAS: 16 E 17; 23 E 24 DE OUTUBRO 2010
INSTITUTO FRIBURGUENSE DE PÓS-GRADUAÇÃO
Rua Américo Zamith, 26 - centro
Nova Friburgo - RJ
CEP 28.625-050
Telefone (22) 3066 - 1701 / (22) 2522 -3916

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Lei nº 8.856/94 – Fixa a jornada de trabalho dos profissionais Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional.

O PRESIDENTE DA REPÚBLICA

Faço saber que o Congresso Nacional decreta e eu sanciono a seguinte lei:
Art. 1º Os profissionais Fisioterapeuta e Terapeuta Ocupacional ficarão sujeitos à prestação máxima de 30 horas semanais de trabalho.
Art. 2º Esta lei entra em vigor na data de sua publicação.
Art. 3º Revogam-se as disposições em contrário.
Brasília, 1º de março de 1994; 173º da Independência e 106º da República.
ITAMAR FRANCO
Walter Barelli

RESOLUÇÃO N.º 186, DE 9 DE DEZEMBRO DE 1998

Dispõe sobre o reconhecimento de Certificados, Diplomas e Títulos conferidos a
Fisioterapeuta e dá outras providências.
O Plenário do Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional – COFFITO, no
exercício de suas atribuições legais e regimentais e cumprindo o deliberado em sua 83ª
Reunião Ordinária, realizada nos dias 8 e 9 de dezembro de 1998, na Secretaria Geral do
COFFITO, situada na Rua Coronel Lisboa, 397 – Vila Mariana, São Paulo – SP., na
conformidade com a competência prevista nos incisos II, III e XII do Art. 5º, da Lei n.º 6.316,
de 17.12.1975,
Considerando a necessidade de disciplinar a concessão, o reconhecimento, o registro e os
efeitos legais de certificados, diplomas e títulos outorgados a Fisioterapeuta;
Considerando a existência da concessão de títulos de Especialistas a Fisioterapeutas, sem
fundamentação legal;


RESOLVE:


Art. 1º – Serão reconhecidos pelo COFFITO, com finalidade acadêmica, os Certificados obtidos em cursos de
especialização e aperfeiçoamento, emitidos sob a égide das Resoluções CFE n.ºs 14/77 e 12/83, bem como
os Diplomas de Mestrado, Doutorado e Títulos de Livre Docência na área do conhecimento da Fisioterapia e
afins, desde que outorgados por IES – Instituição de Ensino Superior ou Instituição Científica de Referência
Nacional como tal, reconhecido pelo meio acadêmico e pelo Estado.
I – A afinidade de áreas do conhecimento será analisada e deliberada pelo COFFITO;
II – Somente serão aceitos Certificados, Diplomas e Títulos de IES que estejam em conformidade com o
disposto na Lei 9.394, de 20 de dezembro de 1996.
Art. 2º – Serão reconhecidos como Especialistas os portadores de Títulos de pós-graduação, realizados na
modalidade Residência – Treinamento em Serviço – cujo projeto, tenha obtido a aprovação e o
reconhecimento do COFFITO.
I – As especialidades serão reconhecidas pelo COFFITO, através da edição de Resoluções específicas, de
acordo com os projetos aprovados quando, então, os Títulos poderão obter o seu reconhecimento e registro;
II – O Fisioterapeuta só estará autorizado a anunciar-se como Especialista, após todo o trâmite protocolar do
registro de seu Título no COFFITO.
III- Após reconhecida a especialidade pelo COFFITO e registrada em Livro próprio, o Conselho Regional -
CREFITO fará as anotações respectivas no Livro de Inscrição de Fisioterapeutas e o lançamento na Carteira
de Identidade Profissional, tipo livro.
Art. 3º – As Instituições mantenedoras de Pós-Graduação, na modalidade Residência, deverão obter para fins
de reconhecimento de seus Títulos prévia aprovação de seu projeto pedagógico junto ao COFFITO.
Art. 4º – A rotina processualística para o reconhecimento de Certificados, Diplomas e Títulos referidos nesta
Resolução será regulamentada por ato administrativo interno do COFFITO.
Art. 5º – Os casos omissos serão deliberados pelo COFFITO.
Art. 6º – Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação, revogadas as disposições em contrário.
Ruy Gallart de Menezes
PRESIDENTE
Célia Rodrigues Cunha
DIRETORA-SECRETÁRIA

Ser Friburguense...


As vezes me pergunto qual é o papel do cidadão? o que é exercer a sua cidadania? como estamos as vésperas de eleição, defino esses dois conceitos como direito de votar, participar de forma direta e indireta na administração pública. No entanto , dentro de uma democracia, a própria definição de direito, pressupõe a contrapartida de deveres, uma vez que em uma coletividade os direitos de um indivíduo são garantidos a partir do cumprimento dos deveres dos demais componentes da sociedade.
Aí me vem a cabeça outra pergunta, será qua nossos governantes se preocupam com isso???
Esse final de semana estava lendo o jornal que circula em nova friburgo, onde me deparei com a seguinte notícia: “Crise na política friburguense, O Vice prefeito Demerval Barboza protocolou, na quinta-feira dia 23/09, na câmara dos vereadores, pedido para que os mesmos, declarem como vago o cargo do Prefeito de Nova Friburgo. O requerimento tem como base, a ausência do Prefeito Heródoto Bento de Mello do minicípio por mais de 15 dias, sem autorização expressa do próprio legislativo. Demerval baseia-se na lei orgânica do município. O Prefeito se afastou no dia 7 de setembro para cumprir compromissos oficiais na suíça e só retornará no dia 25/09. Segundo o secretário geral de governo Braulio Resende, o Prefeito sofreu um acidente na estação ferroviária em lausanne-suíça, e devido sua idade avançada os médicos de lá acharam melhor ele permanecer no local e adiar sua volta”.
fiquei chocada ao ler essa notícia, primeiro: Porque fui funcionária pública do municipio de Nova Friburgo e pelo o que me consta, caso qualquer funcionário adoeça ele terá que fazer o BIM em no máximo 48 horas em um lugar público, porque a prefeitura de Nova Friburgo não aceita atestado médico de hospitais e ou clínicas particulares. Segundo: O que o Prefeito faz tanto na suíça?, só esse ano acho que é a segunda ou terceira vez que ele vai até lá!, nem o Lula vai tanto a suíça!! Terceiro: como esse atestado veio parar aqui em Nova Friburgo?? e atestado de outro país vale no Brasil????
É por causa desses escândalos que Nova friburgo está nesse completo abandono, impostos absurdamente caros, caos no trânsito, violência, falta de empregos, abuso de poder, e por aí vai….